63 Anos da GLEMA

27 de março de 2023


Prezada família maçônica,

Ousamos celebrar. É comum desejarmos trabalho no começo das jornadas e dar os parabéns ao término delas, todavia o edifício moral e social que estamos construindo é de duração indeterminada. Quando o Grande Arquiteto do Universo chamar cada um para a Morada Celestial, outros continuarão a usufruir e construir da Obra que Ele nos permitiu fazer por aqui.

Por isso, não vemos o fim daquilo que construímos nestes 63 anos de Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, ao contrário, vemos a continuidade. Ousamos, agora mesmo, parar e aplaudir nossa Casa por tanto que ela nos ensinou sobre amor, serviço e respeito. Celebramos cada membro, familiar, sobrinho e sobrinha; cada Loja, evento e os inúmeros momentos que nos permitem estreitar os laços fraternos e lapidar comportamentos. É nossa razão de existir.

Assim, rendemos graças ao Grande Arquiteto do Universo pela sua benignidade e agradecemos a todos e todas por esta jornada simbólica que é a GLEMA, da qual tomamos parte. Crescemos muito em pouco mais de seis décadas, mas estamos empenhados com otimismo em tornar cada vez mais o futuro da Maçonaria no Maranhão um agradável presente, confiantes que sua orgulhosa herança será construída com renovação e participação.


Fraternalmente,

SEBASTIÃO JOAQUIM LIMA BONFIM
Grão-Mestre

GLEMA - 62 Anos de História

27 de março de 2022

Parabéns à Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão!

Hoje, dia 27 de março de 2022, comemoramos 62 anos de existência, de história e trabalho na construção de uma sociedade justa e igualitária, através de homens com notável saber e dedicação incontestável a Pátria e a humanidade. Fazem e fizeram da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, uma das mais importantes e influentes instituições Maranhense e quiçá brasileira.

Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema), neste domingo (27), comemora 62 anos de fundação, com trabalho voltado a solidariedade, fraternidade, evolução do homem na sociedade maranhense e contribuindo com Municípios, Estado e nossa Pátria ao longo de toda sua história.

Somos uma das instituições com vários tratados de reconhecimento mútuo junto as Potências regulares do Universo, a Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema) conta com mais de 03 mil obreiros em 67 Lojas espalhadas em nosso Estado. Além de desenvolver ações de grande relevância social por intermédio das suas Lojas e das entidades que patrocina, a Glema mantém excelentes relações com as instituições da sociedade Maranhense, procurando participar e apoiar iniciativas que promovam o bem-estar social, a justiça e a paz entre os homens. Sem deixar de cultuar o respeito e a reverência às tradições da Ordem e à riqueza de sua história, a Glema mantém-se em constante sintonia com o presente e procura preparar-se para o futuro.

Para a Glema, o ontem, o hoje e o amanhã constituem os vértices de um triângulo cujo sentido maior é o aprimoramento moral e espiritual do homem, em qualquer lugar e em qualquer tempo. Fundada em 27 de março de 1960, a Glema vem dando continuidade à tradição maçônica onde vem fortalecendo a instituição como entidade essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, visando à educação, o progresso do homem na sociedade. Estamos completando 62 anos de existência, em breve, faremos a entrega de obras em nosso complexo maçônico e na casa de apoio fraternal, além, de programas voltado a família maçônica.

A GLEMA é conhecida atualmente por suas várias ações desenvolvidas ao longo de seus 62 anos, em favor das pessoas carentes, crianças, mulheres e idosos são beneficiados através das mais diversificadas ações desenvolvidas pela loja em vários municípios do Maranhão. A maçonaria em si já foi uma sociedade secreta, porém hoje entendemos que a sociedade precisa saber quem somos o que fazemos, como é feito o nosso trabalho e não tem motivo nenhum para estarmos escondidos dentro dos templos, e é por isso que hoje a nossa grande loja, tem uma nova cara, a sociedade em geral conhece nosso trabalho.

Temos um grande trabalho em todo estado, hoje temos 67 lojas espalhadas pelo Maranhão, já realizamos diversas ações sociais na parte médica, ajuda a idosos e crianças, distribuição de cestas básicas, parceiras com hospital do câncer e hospital da criança, banco de sangue, mas além das atividades filantrópicas para o bem da humanidade desenvolvidas pelas Lojas jurisdicionadas, nos reunirmos para ver o que precisamos melhorar em relação à família, em relação ao no nosso trabalho, sempre no intuito de melhorar.

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Tem por princípios a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, a igualdade de direitos e obrigações sem distinção de religião, raça ou nacionalidade; a fraternidade entre os homens e consequentemente entre povos e nações. Seus objetivos são: a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes. Entende por dever o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade, protegendo e servindo o semelhante, resumindo o dever do homem assim: respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família.

O ideal maçônico preconiza a união de todos os povos, cultivando o respeito à personalidade, à justiça social e mais estreita solidariedade entre os homens. A história da Maçonaria no Brasil registra sua existência desde o século XIX, cuja atividade sociopolítica resulta no papel decisivo na Independência do Brasil, Abolição dos Escravos e na Proclamação da República.

Avante GLEMA, parabéns a todos obreiros que honraram seu nome é sua filosofia. Em nome da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão parabenizamos todos os irmãos e família maçônica por este dia, aqui vai meu reconhecimento aos irmãos Lúcio Portela, Secretário de Relação Exteriores pelos tratados efetivados, Marcus Rafael pelo trabalho de integração Glema e lojas jurisdicionadas, Hugo Rafael pela organização de nossas finanças, João Ramalho pelo trabalho no Palácio da Fraternidade, meu assessor especial Francisco Miguel e os demais Grande Secretários pelo trabalho voluntário e eficiente e a todos Veneráveis Mestres pela compreensão e luta em favor de nossa glema.

Em nome da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão parabenizamos todos os irmãos e família maçônica por este dia!


Fraternalmente,

SEBASTIÃO JOAQUIM LIMA BONFIM
Grão-Mestre – 2021/2025

Dia do maçom (2021)

20 de agosto de 2021

Ninguém sabe com certeza como ou quando a fraternidade maçônica foi formada. Uma teoria amplamente aceita entre os estudiosos é que surgiu das guildas de pedreiros durante a Idade Média. A linguagem e os símbolos usados nos rituais vêm dessa época. O documento mais antigo que faz referência aos maçons é o Poema Regius, impresso por volta de 1390, que era uma cópia de uma obra anterior. Em 1717, quatro lojas em Londres formaram a primeira Grande Loja da Inglaterra, e os registros daquele ponto em diante são mais completos.

No Brasil desde meados de 1822, a proposta da data comemorativa do “dia do maçom” surgiu em 1957 por parte da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB, que associa as Grandes Lojas Maçônicas Estaduais brasileiras, sendo, aos poucos, apresentada e aprovada por diversos Municípios, Estados e, por fim, em 2010, a nível federal. Inicialmente, Leis Estaduais fixaram a data no calendário oficial, a exemplo do Maranhão, que em 19 de agosto de 1999 editou a Lei Ordinária nº 7.438 instituindo o “dia do maçom” e sua comemoração a todo 20 de agosto.

A escolha do dia tem uma razão. Acredita-se que a essa data, no ano de 1822 (conforme um dos calendários maçônicos adotados à época), o irmão Gonçalves Lêdo teria presidido uma reunião maçônica na qual foi decidido pela Independência do Brasil. O fato é permeado de imprecisões históricas sobre a data em que a reunião teria ocorrido e até mesmo se ocorreu antes da proclamação da Independência, mas uma coisa é certa: o evento que tornou a pátria livre contou com a participação de maçons e da Maçonaria, se não como promotores da causa, no mínimo, como legitimadores desta.

Em 2021, já transcorridos 199 da Independência, a Maçonaria brasileira se consolidou como uma grande fraternidade enfatizando o estudo pessoal, o autoaperfeiçoamento e aprimoramento social.

Na Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, somos cerca de 1.500 membros, com um total de 60 Lojas. Crescemos muito nestes 61 anos, mas esperamos com otimismo o futuro da Maçonaria no Maranhão, confiantes que sua orgulhosa herança será construída com renovação e participação.

Fraternalmente,

SEBASTIÃO JOAQUIM LIMA BONFIM
Grão-Mestre – 2021/2025

Mensagem do Sereníssimo Grão-Mestre para todos os maçons.

Prezada família maçônica e sociedade civil...

22 de julho de 2021

Por 61 anos a Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão vem desempenhando um importante papel na ordem social. Tentamos continuar o legado dos nossos irmãos precursores desta insigne associação.

Os maçons que visitam este site encontrarão informações para tornar a sua experiência muito mais integrada. Lojas, endereços, contatos, eventos e links para organizações da família maçônica e assuntos de interesse comum.

Os não maçons conhecerão um pouco de nossa história, princípios e ações filantrópicas, bem como sobre como se tornar um membro de dessa antiga fraternidade de homens livres, de bons costumes, crentes em Deus e com irmãos em todo o mundo.

O maçom é um tipo de homem desejoso por fazer parte algo “maior do que ele”, com reverência pela história, compaixão no coração, desejo de servir ao próximo e anseio por criar um futuro melhor. Em nome destes nossos mais de 1.500 homens que orgulhosamente são membros da GLEMA, dou as boas vindas a este portal!

Fraternalmente,

SEBASTIÃO JOAQUIM LIMA BONFIM
Grão-Mestre – 2021/2025

A Maçonaria
GLEMA
Paramaçônicas